Sobre animais selvagens






Quando se fala em animais selvagens todos temos a impressão que são animais perigosíssimos: pensamos em leões da selva, ursos, tigres, etc. Mas nem todos os animais selvagens são perigosos. De resto, todos os animais foram selvagens uma vez. Os gatos, os cães, os cavalos, … todos eram animais selvagens antes de serem domesticados pelo homem. De resto, ainda restam espécies de cavalos selvagens no mundo e não é por isso que são perigosos para o homem.
Os animais selvagens são simplesmente animais que vivem na natureza e que sobrevivem pelos seus próprios meios: caçando, pescando ou comendo vegetais. Como vês, o termo de animal selvagem pouco tem a ver com a primeira impressão que nos vem à cabeça ao pensar neles.
Os animais carnívoros segunda a espécie podem chegar a ser animais selvagens perigosos para o homem. O urso, por exemplo, pode matar um homem. Mas seguramente será para proteger os seus pequenos ou para se proteger a ele mesmo, não para se alimentar da carne. Raramente o homem é uma presa desejada por este tipo de predadores. A maioria dos ataques de animais selvagens ao homem é para se defenderem, quando pensam que estão em perigo.
Existem certos animais selvagens que nos parecem menos perigosos e podem chegar a ser mais indesejados para o homem, como o caso das doninhas, por exemplo.
Os animais selvagens devem lutar para sobreviver e a sobrevivência os leva às vezes a caçar animais domésticos. A raposa é um animal temido pelo gado visto que ataca as galinhas e outros animais da quinta que são fáceis de capturar, já que estão presos e não têm muitas opções para se salvarem.
Os animais selvagens são curiosos e como acontece connosco, ficam intrigados com o que é novo para eles. Às vezes pode acontecer que ao ver um humano seja a primeira vez que o animal veja. As suas reacções são e serão imprevisíveis mas, em geral, um animal selvagem vai tentar proteger-se e esconder-se quando se encontra com algo desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário