A menor serpente do mundo




Com cerca de 10 centímetros de comprimento, ela é tão fina quanto um fio de espaguete. Seu nome? Leptotyphlops carlae.
Habitante de uma ilha do Caribe chamada Barbados, a menor entre as mais de 3.100 espécies de cobras do mundo foi encontrada por cientistas americanos que, curiosamente, já haviam descoberto anteriormente o menor sapo e o menor lagarto do planeta, também em ilhas caribenhas.
Segundo eles, Leptotyphlops carlae deve ter, possivelmente, o menor tamanho que uma serpente pode apresentar – ou estar bem perto disso. Isso porque, se esses animais ficarem muito pequenos, pode ser que seus filhotes não tenham o que comer. Afinal, eles se tornariam menores do que seus alimentos. Para você ter uma idéia, a serpente encontrada em Barbados, assim como outras a que ela está relacionada, costuma se alimentar de larvas de formigas e de cupins.

No entanto, é bom dizer: os cientistas reconhecem que não é possível dizer, com certeza, que não existe, no planeta, nenhuma outra espécie de cobra menor do que a caribenha. Isso porque há outras serpentes que são quase tão pequenas quanto a Leptotyphlops carlae. Os próprios cientistas americanos, por exemplo, no trabalho em que relataram a descoberta da menor serpente do mundo, contaram que também acharam uma outra espécie, também no Caribe, quase tão pequena quanto ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário