Indonésia pretende vender Tigres ameaçados de extinção





A Indonésia tem um novo plano para salvar o Tigre Sumatra Criticamente Ameaçado, relata o AFP: vender tigres recém nascidos em cativeiro como animais de estimação. O preço proposto é de 100.000 US dólares por um par de Tigres Sumatras e o dinheiro vai para os esforços de conservação, apesar de ainda não estar claro que vai gerenciar esse fundo.

"Não estamos vendendo ou alugando os tigres. Estamos apenas autorizando as pessoas a procurar por eles," disse o Ministro de Conservação Florestal Darori á AFP. "Essas pessoas terão que seguir certas condições. Os tigres irão ainda pertencer ao governo."
Funcionários iriam requisitar aos ‘proprietários’ dos tigres que tivessem ao menos 60 metros quadrados (646 pés quadrados) para o par de animais. Funcionários do Governo iriam monitorar a saúde dos animais e punir os proprietários por mal tratos. A AFP relata que a idéia foi levantada primeiramente por um rico empresário que queria possuir tigres pelo ‘prestigio’ que os bichos dão.


Tigre Sumatra. Foto by Rhett A. Butler. No entanto, os ambientalistas estão céticos. Eles dizem que ao invés de vender tigres como animais de estimação, o governo deveria estar focando na conservação di habitat do tigre em Sumatra. O desflorestamento devido ás atividades madeireiras e plantações de palmeira de óleo têm devastado o habitat do tigre na ilha. Alem disso, os conservacionistas advertem que vender tigres de cativeiro para indivíduos particular é provável que apenas dispare o comercio no Mercado negro com partes de tigres, que tem devastado esses animais.

O tigre é o maior gato do mundo; eles também são os mais perigosos. Até mesmo como animais de estimação eles são extremamente imprevisíveis. Tigres com longo tempo de treinamento ainda atacam. Trabalhar com eles por ano não preveniu Roy Horn, da mágica Siegfried e Roy, de ser quase morto por um no palco.


O tigre Sumatran, subespécie do tigre, é classificado como Criticamente Ameaçado pela Lista Vermelha da IUCN. Os tigres selvagens de Sumatra tem atacado e matado muitas pessoas nos últimos anos conforme o rampante desflorestamento na Indonésia tem trazido o grandes gatos remanescentes, estimados em 200 animais, em contato mais próximo com as pessoas da Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário