O Impressionante fenômeno das Cigarras


As ninfas das cigarras vivem em cavidades subterrâneas por até 17 anos. LadyDragonFlyCC/Creative Commons
 Por Victoria Bembibre

Você já deve ter ouvido o canto das cigarras, mas sabia que as ninfas de algumas espécies vivem enterradas durante 17 anos?

As cigarras vivem em climas temperados e tropicais, e seu desenvolvimento completo pode durar de 1 a 17 anos. As ninfas vivem enterradas até a maturação, enquanto os adultos habitam árvores e plantas, alimentando-se da seiva. Assim como os cupins, as cigarras estão entre os insetos mais longevos do planeta.
O incrível fenômeno de bilhões de cigarras emergindo da terra para ver a luz do dia pela primeira vez é observado tanto por especialistas como por habitantes de algumas cidades norte-americanas “invadidas” por seus enxames, como Nova Jersey, Washington, Nova York e Filadélfia.

As cigarras são inofensivas para os humanos e protagonizam um fenômeno fascinante. oakleyoriginals/Creative Commons

Os cientistas deram um nome a essas ocorrências, e a próxima “ninhada” a vir à superfície é conhecida como Brood II. No entanto, devido à previsão de temperaturas mais frias no Hemisfério Norte, elas não devem se revelar em todo o seu esplendor.

O ciclo de vida das cigarras começa quando as fêmeas depositam os ovos, morrendo logo depois. As ninfas caem no solo e penetram na terra, onde viverão entre um e 17 anos (dependendo da espécie), alimentando-se da seiva das raízes. Depois desse período, cavam túneis até a superfície e sobem em árvores.

Nesse momento, as ninfas sofrem uma metamorfose e se transformam em adultos com asas, prontos para acasalar. O acasalamento ocorre durante os meses quentes, quando as cigarras produzem seus sons característicos, e o ciclo recomeça.

As cigarras não são pragas nem representam perigo para as cidades. Seus enxames são um fenômeno incomparável da natureza. Esses pacientes insetos permanecem enterrados em cavidades subterrâneas até que estejam prontos para descobrir o mundo na superfície, alimentar-se, acasalar e morrer. Nesse último período, ainda enfrentam numerosos predadores, como pássaros e répteis, além de condições climáticas adversas. Para aumentar as chances de sobrevivência, as cigarras irrompem na superfície em quantidades imensuráveis, aos bilhões.


Graças à visibilidade do fenômeno em grandes cidades, hoje os cientistas têm mais conhecimentos sobre seu ciclo de vida e seu habitat, o que ajuda a conservar essa espécie extraordinária.


                                                        Fonte discovery uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário