Os Verdadeiros Monstros do Reino Animal

A sucuri mata suas presas por asfixia ou colapso cardíaco. Tambako/Creative Commons
Por Victoria Bembibre
Você gosta de histórias de terror, ficção científica ou casos sobrenaturais? Pode passar horas vendo filmes sobre criaturas monstruosas, pragas que assolam cidades e animais incríveis e perigosos? Esqueça a ficção: a natureza está repleta de espécies aterradoras, não só por sua aparência, mas por seu comportamento e pela criatividade com que enganam suas presas.
Conheça três das espécies mais temíveis do mundo, os verdadeiros monstros do reino animal.
                                                                        Sucuri
A sucuri é um animal tão temido que até serviu de inspiração para filmes de terror. A espécie mais comum, a sucuri-verde, habita as matas tropicais do Brasil, Bolívia, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, mas está extinta na Argentina. A sucuri é a serpente mais pesada do mundo e também é uma das maiores.
Essa espécie inspira tanto pavor pela forma com que mata suas presas: ela as enrola com seu corpo e as comprime até provocar a morte por asfixia ou colapso cardíaco. Para piorar, a sucuri não morde nem tritura suas presas, mas as devora inteiras, algumas ainda vivas. Digerir uma presa grande pode levar semanas, período em que ela permanece sem se mexer, como se hibernasse.
Para enganar suas vítimas, costuma permanecer imóvel perto de poças de água e as ataca quando se aproximam para beber. A sucuri é tão grande que pode engolir crocodilos e, em casos raros, até um ser humano.
                                                                          Viúva-negra
Altamente venenosa, a viúva-negra costuma devorar o macho. Keith Robinson/Creative Commons
A viúva-negra é um aracnídeo célebre por duas características: a combinação das cores preta e vermelha, que parecem um sinal de alerta, e seu nome, que se refere ao fato de matar o macho depois de acasalar. As viúvas-negras não costumam ser agressivas, são criaturas tímidas e solitárias. No entanto, depois de acasalar, a fêmea devora o macho, a menos que ele consiga escapar. Segundo especialistas, o macho se sacrifica para servir de alimento à fêmea e assegurar a sobrevivência dos futuros filhotes.
A viúva-negra passa a maior parte do tempo em seu túnel de seda, uma armadilha mortal para suas presas. Ela costuma cair da teia e fingir que está morta para enganar as vítimas.
E isso não é tudo: ela é venenosa e produz uma substância neurotóxica, que bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos e provoca fortes dores musculares nas presas. Se uma viúva-negra te picar, é provável que você sinta dor abdominal, espasmos, hipertensão e, em raras ocasiões, a morte.
                                                           Dragão-de-komodo

A saliva dos dragões-de-komodo é venenosa devido à presença de bactérias. Popped Maulding/Creative Commons
Com um nome tão temível, o dragão-de-komodo é o maior lagarto do mundo: mede de 2 a 3 metros e pesa, em média, 70 quilos. Por seu tamanho e ferocidade, costuma ser o superpredador dos ecossistemas que habita na Indonésia.
Alimenta-se principalmente de carniça, mas também arma emboscadas para agarrar suas presas. Para isso, desloca-se com movimentos furtivos e a incrível força de suas patas e da cauda, com a qual é capaz de derrubar árvores inteiras. Com seu faro aguçado, consegue localizar um animal ferido ou agonizante a nove quilômetros de distância.
Depois de matar a presa, ele a devorá-la por completo em até 20 minutos, mesmo no caso de animais grandes, como cabras e cervos.
Talvez a característica mais curiosa e terrível dos dragões-de-komodo seja sua saliva, que é infectada por milhares de bactérias, bem mais do que a de qualquer outro animal. Quando mordem, esses agentes patogênicos envenenam a presa e a infectam lentamente, matando-a em pouco tempo.

Que animal você achou mais temível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário