Cientistas turcos desenvolveram coelhos que brilham no escuro!

Brilho, que aparece sob luz negra, é possível graças a DNA de água-viva.
Pesquisadores também trabalham em projeto de ovelhas transgênicas.

Cientistas turcos produziram coelhos que emitem um intenso brilho verde, com uma técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa.
Os coelhos transgênicos nasceram na semana passada na Universidade de Istambul. Sob a luz comum, nada os difere de coelhos brancos e peludos. Mas, expostos à luz negra, o par de coelhos transgênicos brilham na cor verde.
O efeito é possível graças a uma proteína do DNA de água-viva, que foi injetada nos embriões em laboratório. Em seguida, os embriões foram novamente inseridos na mãe. Dois filhotes, da ninhada de oito, carregaram o DNA de água-viva.
“O objetivo do experimento era mostrar que a manipulação genética com a técnica da Universidade do Havaí funciona em coelhos. A principal meta é introduzir um gene benéfico nas coelhas. Essa abordagem pode levar a maneiras novas e competitivas de produzir medicamentos”, diz texto divulgado pela universidade.
“Nossos colegas na Turquia estão animados com o nascimento dos coelhos transgênicos – e a animação espalhou-se para o público através da cobertura da televisão turca”, disse o cientista Stefan Moisyaidi, do Havaí.
O próximo passo da pesquisa é o desenvolvimento de ovelhas transgênicas. Em novembro, é esperado o nascimento da primeira ovelha transgênica da Turquia.

                                                           Fonte g1 natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário