Analisando abelhas para projetar aviões

Estudo quer saber como insetos continuam no ar mesmo com fortes ventos.Foco é a construção de aeronaves que podem medir até 25 centímetros.




Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, tentam descobrir como as abelhas conseguem se manter no ar com condições meteorológicas adversas para aplicar seus resultados no projeto de "microaviões", de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo "Journal of Experimental Biology".
O estudo analisa o voo de certas abelhas e besouros para descobrir como conseguem se manter suspensas no ar enquanto colhem o pólen, inclusive com fortes ventos.
Segundo os cientistas, os resultados de sua pesquisa poderão ser aplicados posteriormente no setor da aerodinâmica, uma vez que aviões de microdimensões podem imitar a técnica destes insetos para também se manterem estáveis em condições adversas.
A equipe, liderada por Sridhan Ravi, gravou o voo das abelhas enquanto entravam em um túnel de vento, cuja intensidade e velocidade podiam ser controlada pelos cientistas. "Como todos já comprovamos, tanto a velocidade como a direção do vento são muito variáveis, por isso se manter estável no ar pode ser um desafio", disse o chefe do projeto.

fonte g1natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário