Mais de 60 pássaros silvestres são apreendidos em Alagoas

Operações aconteceram em Maceió, Rio Largo e Maribondo.
Polícia descobriu comércio ilegal após denúncias anônimas.



Animais foram apreendidos em feiras livre da capital e interior. (Foto: Jonathan Lins/G1)

Militares do Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas (BPA) apreenderam 63 pássaros silvestres que estavam sendo expostos para comercialização em feiras livres de Maceió e dos município de Maribondo e Rio Largo. As apreensões aconteceram na manhã deste domingo (20), após denúncias anônimas de populares.

De acordo com o subtenente Jorge Pedro, do BPA, nos finais de semana, quando acontecem as tradicionais feiras livres, o Batalhão realiza operações para coibir o comercio ilegal. Segundo ele, as feiras são escolhidas pela quantidade de denúncias que a polícia recebe.
As apreensões em Maceió aconteceram no bairros da levada e Jacintinho. Nesses locais e nas cidades do interior foram encontrados em gaiolas pássaros de diversas espécies, como galo de campina, canário da terra, papa capim, caboclinho e sabiá. Algumas delas são ameaçadas de extinção.


Espécies ameaçadas de extinção também foram apreendidas. (Foto: Jonathan Lins/G1)

Ainda de acordo com o subtenente, ninguém foi preso ou autuado durante a operação. “Quando os comerciantes perceberam a chegada da polícia, fugiram e abandonaram as gaiolas. Isso normalmente acontece durante as abordagens”, disse.
Os pássaros foram levados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro do Farol, em Maceió, onde passarão por um processo de readaptação para depois serem devolvidos ao habitat natural.
“Sempre encontramos pássaros sendo comercializados em feiras livres. Por isso, é muito importante que a população denuncie o comércio ilegal. Também é importante que as pessoas evitem comprar esses animais”, alertou o militar.

Fonte g1.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário