Onças órfãs cruzam o país em busca de nova família

Bernardo e Bianca foram encontrados no interior do Pará.
Veterinários querem convivência deles com Juma, que vive na ONG.



Filhotes que vieram do Pará têm entre três e quatro meses (Foto: Rafael Fachim/TV TEM)


Dois filhotes de onça-pintada que foram encontrados órfãos no interior do Pará chegaram nesta sexta-feira (4) a Jundiaí (SP), onde ganharão uma nova "família" na ONG Mata Ciliar, referência no tratamento de animais silvestres. Os filhotes foram batizados como Bernardo e Bianca, em referência aos ratinhos protagonistas de um desenho animado. Transportados em caixas durante cerca de 7 horas, eles foram examinados e estão bem de saúde.
De acordo com o biólogo Rafael Barbosa, os animais levaram cerca de 15 minutos para sair da caixa, usada para o transporte dos animais, para começar a reconhecer o novo ambiente. "Como nós transportamos elas de carro, tem bastante barulho, o veículo balança, então, deixamos esses 15 minutos com as caixas paradas, ficamos em silêncio, para que os filhotes se acostumassem com o barulho e cheiro do novo lar, para não sofrerem estresse na hora da soltura", explica.
Quando as caixas foram abertas, eles ainda demoraram um pouco para reconhecer a nova casa. Na jaula ao lado, uma onça parda que vive na ONG percebeu que tinha novos "vizinhos".
Segundo Rafael, os filhotes de onça-pintada têm entre três e quatro meses. O biólogo explica que os animais passaram pelo centro de triagem de animais silvestres do Ibama, que encaminhou para a Mata Ciliar, em Jundiaí.
Biólogo relata que a intenção é juntar os dois filhotes com Juma, outro filhote de onça-pintada que mora na ONG há pouco mais de um mês. O objetivo dos veterinários é que os três possam viver em família no local pelos próximos dois ou três anos. Os especialistas acreditam, inclusive, que Bernardo e Juma possam formar um casal.

                                                             fonte g1 natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário