Gato gigante , Ligre metade leão metade tigre



. Este gigante é o cruzamento de um leão macho e um tigre fêmea. Conhecido como “Ligre”, este animal pode ser considerado o maior felino do mundo e embora pareçam criaturas irreais, eles realmente existem. Pesando cerca de 450 kg,  quase 100 vezes mais do que gatos domésticos e quase o dobro de Panthera tigris ou Panthera leo, eles  também podem medir até 4 metros. Geralmente apresentam o corpo levemente listrado e podem rugir com tanta potência como seu pai leão.

Este porte “gigantesco” ocorre devido a falta do gene que inibe o crescimento. Este gene está ativo na leoa e no tigre macho, assim, o cruzamento de um leão macho e uma tigresa não apresenta tal gene. Os machos ligres são estéreis, enquanto a fêmea pode cruzar com outro tigre macho e produzir descendentes férteis.

São animais que só podem ser vistos em cativeiro, uma vez que, na natureza, dificilmente uma fêmea de tigre se renderia ao charme de um leão, pois não está no seu instinto o acasalamento espontâneo destas espécies. Provavelmente pelas mesmas razões pela qual os seres humanos não acasalam com os gorilas e chimpanzés, lógico! A geografia também é um obstáculo para acasalamento natural destas duas espécies. Os tigres selvagens vivem principalmente da Ásia, enquanto os leões atualmente tem sua população quase que restrita à África. A Floresta Nacional de Gir, na Índia é o único lugar no mundo onde tigres e leões se revezam na alimentação e por isso existem rumores (não confirmados) de que ligres selvagens rondariam aquela região a centenas de anos atrás.  O maior grupo de ligres vive no Wild Animal Safari em Pine Mountain na Georgia, onde se encontra dez destes gatos gigantes.

Apesar de ser um híbrido, o cruzamento que origina o ligre não é in vitro. Até porque, os gatos só ovulam em presença de estímulo sexual, assim em fertilização in vitro não seria possível. No santuário onde vivem, leões, leopardos, onças e tigres são frequentemente mantidos no mesmo ambiente que é muito amplo. Esta situação dá a eles uma vida social satisfatória com diferentes espécies de gatos convivendo em harmonia. Na maioria das vezes eles não se reproduzem, claro. Eles podem se dar bem, mas não reproduzir, a menos que decidam gostar um do outro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário