Encontrados fosseis de criatura que viveu há 48 milhões de anos

Cientistas americanos da Universidade de Yale em Marrocos descobriram fósseis de "estranhas" criaturas gigantes que habitaram os mares da Terra no período Ordoviciano.




Em um estudo publicado na última edição da revista Nature, os pesquisadores Peter Van Roy e Derek Briggs estimam que anomalocarídidos, uma corpos macios predadores gigantes e dois apêndices espinhosos que saem da boca semelhante a aparência camarão, foram uma criaturas comuns mar por muito mais tempo do que o tempo que se pensava anteriormente.

É um animal estranho com a boca de dentes afiados, úteis para perfurar a armadura de pequenos artrópodes como os trilobites, e lóbulos para se deslocar na água. 

Os espécimes mais antigos dessas criaturas, conhecidas como "camarões estranhos", datam do período Cambriano Médio, feita entre 542 e 501 milhões de anos. 

Descobertas fósseis são agora muito mais elevado do que o Cambriano sabiam até agora, e cada um mede cerca de um metro. 


O fato de os animais encontrados no Marrocos foram 30.000 mil anos mais jovem do que os que habitaram a Terra no Cambriano indica que os ecossistemas marinhos anomalocarídidos dominado muito mais cedo do que se pensava anteriormente.

                                                  Fonte: Planeta Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário