As piranhas podem realmente devorar uma vaca em menos de um minuto?



Não estamos falando de monstros. Embora piranhas atinjam cerca de 60 cm, a maioria tem cerca de 20 cm da cabeça à cauda e pesa apenas um pouco mais de um quilo. A mais cruel das aproximadamente 20 espécies encontradas no rio Amazonas (em inglês), a piranha de barriga vermelha (Pigocentrus naterreri), está na extremidade pequena do espectro e normalmente pesa cerca de 1,36 kg. A próxima espécie mais agressiva é a piranha negra, (Serrasalmus rhombeus), que tende a ser maior que as barrigas vermelhas.

No caso das piranhas não é o tamanho que conta. São os dentes.

Os dentes da piranha têm apenas cerca de 4 mm de comprimento, mas funcionam como verdadeiras navalhas, e o mecanismo completo da mandíbula é projetado para eficiência da mordida. Os dentes são espaçados em padrão entrelaçado, de modo que quando a mandíbula de uma piranha se fecha com um estalido, os dentes superiores e inferiores se entrelaçam como dezenas de tesouras afiadas. As mandíbulas são incrivelmente fortes: algumas pessoas que perderam dedos dos pés para piranhas realmente perderam o dedo inteiro, inclusive o osso.

O motivo pelo qual piranhas podem devorar um animal grande como uma vaca até o esqueleto com tanta rapidez é devido a alguns fatores. Primeiro, piranhas não mastigam. Quando dão uma dentada, o grande pedaço de carne que arrancam da vaca vai direto para suas barrigas. Elas apenas continuam trincando suas mandíbulas e se empanturrando. Depois, esse tipo de tarefa é desempenhado por centenas de piranhas, não apenas o cardume normal de 20. Em um furor alimentar elas se revezam continuamente, de forma que cada piranha arranca um pedaço, se afasta do caminho para que a piranha atrás dela possa tirar outro pedaço, e assim por diante. Elas se revezam com incrível velocidade, que é de onde vem o efeito que faz com que pareça que a água está fervendo. As piranhas estão constantemente mudando de posição durante um furor alimentar.

Outro fator importante envolvido quando as piranhas comem um animal grande em minutos tem a ver com as circunstâncias especiais. Os frenesis de alimentação ocorrem quando as piranhas estão muito famintas. Não é uma ocorrência diária. Os guias de Roosevelt no Brasil montaram a cena para o hóspede famoso. Eles armaram redes para fechar uma pequena parte do rio e jogaram centenas de piranhas dentro delas, aprisionando-as. No momento em que lançaram a vaca na água, as piranhas estavam famintas há algum tempo.

Veja no vídeo um exemplo de como são ferozes e ligeiras 





CONHEÇA NOSSO CANAL DE VIDA NA ROÇA E PESCARIAS



          

OBRIGADO PELA VISITA QUE DEUS LHE ABENÇOE NAVEGUE PELOS BLOGS A VONTADE TEMOS VÁRIAS CURIOSIDADES!!






4 comentários: