Encontradas 3 novas espécies de vertebrados na Austrália

Achados incluem lagartixa com cauda em forma de folha e lagarto dourado.
Região inexplorada do norte do país foi apelidada de 'mundo perdido'.




A lagartixa com cauda em formato de folha é uma das novas espécies descobertas na Austrália. (Foto: AFP Photo/Conrad Hoskin/James Cook University Queensland)

Uma expedição para uma região remota do norte da Austrália revelou três novas espécies de vertebrados que permaneceram isoladas por milhões de anos. As descobertas levaram os cientistas a apelidarem a área de "mundo perdido".
O biólogo Conrad Hoskin, da Universidade James Cook, e uma equipe de filmagem da National Geographic foram levados, de helicóptero, à acidentada região da montanha de Cabo Melville no início deste ano. O grupo ficou impressionado com o que viu.
As descobertas incluem uma lagartixa com rabo que se assemelha a uma folha, um lagarto de cor dourada e um sapo amarelo com manchas marrons. Nenhum deles jamais havia sido visto anteriormente.
"O pico do Cabo Melville é um mundo perdido. Encontrar essas novas espécies lá no alto é a descoberta da minha vida. Ainda estou impressionado e atordoado", disse Hoskin. "Encontrar três vertebrados novos, óbviamente distintos, já seria surpreendente em um local pouco explorado como a Nova Guiné, imagine na Austrália, um país que achamos já ter explorado bem".


Sapo amarelo com manchas marrons também foi
descoberto no Cabo Melville. (Foto: AFP Photo/
Conrad Hoskin/James Cook University Queensland)

A montanha abriga inúmeras rochas de granito do tamanho de carros ou de casas, empilhadas a centenas de metros de altura. Pesquisas anteriores já haviam explorado a base de Cabo Melville, mas o topo permanecia inexplorado.
Entre as descobertas, chamou  a atenção a lagartixa com cauda de folha. Com "aparência primitiva" e comprimento de 20 cm, a espécie tem grandes olhos e um corpo longo e delgado, características muito diferentes de seus parentes. A espécie foi denominada Saltuarius eximius, segundo Hoskin. Os achados foram detalhados na edição mais recente do periódico científico "Zootaxa".
"No momento em que eu vi a lagartixa, sabia que era uma nova espécie. Tudo nela é claramente distinto", disse. Totalmente camuflada, a lagartixa fica imóvel esperando por insetos e aranhas.
O lagarto descoberto pela equipe também se restringe a áreas rochosas da montanha e tem características distintas de outros lagartos conhecidos.
Já a nova espécie de sapo vive, durante as estações secas, nas profundezas dos labirintos de rochas, onde o clima é úmido e ameno, permitindo que as fêmeas botem ovos nas fendas das rochas.
O fotógrafo da National Geographic Tim Laman, que participou da expedição junto com Hoskin, disse estar surpreso de descobrir que ainda existem lugares inexplorados como esse.
"O que é realmente emocionante sobre essa expedição é que em um lugar como a Austrália, que as pessoas pensam ser muito bem explorado, há ainda regiões como Cape Melville, onde há espécies a serem descobertas"

Pesquisador também descobriu lagarto de cor dourada durante expedição no Cabo Melville. (Foto: AFP Photo/Conrad Hoskin/James Cook University Queensland)

fonte g1natureza

SE VOCÊ GOSTOU POR FAVOR CURTA A PAGINA E RECEBA TUDO EM PRIMEIRA MÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário