As 10 espécies mais interessantes do planeta

1. Pitohui-de-penacho - Pitohui dichrous - O único pássaro venenoso - Descoberto em 1992, cuja pele libera uma toxina poderosa. A ave é capaz de usar uma defesa química contra seus predadores. Supunha-se que os pássaros dependiam apenas do voo rápido para escapar à predação. 


A espécie venenosa,  vive na Nova Guiné  e tem o tamanho de um sabiá. O veneno agiria como um repelente de qualquer predador que se atreva a morder a ave. Segundo o toxicologista John Daly, do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o composto é centenas de vezes mais tóxico que a estricnina. 

2. Peixe-lápis - Nannostomus trifasciatus -  É um peixe de aquarismo nativo das bacias dos rios Negro, Amazonas e outros afluentes. Possui o corpo marcado com três listras que vão da cabeça até a cauda. Esse peixe gosta de viver em cardumes. Chega a atingir 50 cm de comprimento. É ovíparo. Geralmente a fêmea coloca os seus ovos entre as plantas e o macho fertiliza-os. 



3. Peixe-gato-andador- Clarias batrachus - É uma espécie de bagre de aquarismo. Essa espécie está incluída na lista das 100 espécies exóticas invasoras mais daninhas do mundo, feita pela IUCN. Os machos podem chegar aos 47 cm de comprimento total. As variedades albinas são muito comuns. É nativo do Sri Lanka, Sumatra, Java, Bornéu e nas bacias dos rios Mekong e Chao Phraya.


4. Enguia (ribbon eel) -  Encontrada nos oceanos Pacífico e Índico tem um ciclo de vida  interessante. Como outros peixes da família das moréias, a impressão que se tem é que ela sempre está pronta a atacar mas, de fato, ela está apenas respirando. Esta espécie é a mais pacífica e sociável das moréias.  O macho inicia a vida em cores escuras, entre o preto e o azul e quando atinge a maturidade torna-se amarelo e fêmea. O sexo muda conforme a idade do animal.


5. Jawfish ‘cabeça amarela’ - Opistognathus aurifrons  - o peixe macho que carrega os filhos na boca para protegê-los. Depois do acasalamento, o macho fertiliza os ovos e, em seguida, recolhe-os na boca, de modo a protegê-los até que choquem no ponto em que os filhotes possam nadar para se defender sozinhos. Enquanto está com os ovos na boca, o macho não pode se alimentar, o que acarreta em um considerável emagrecimento até o momento em que os ovos eclodem. 


6. Louva-a-deus Orquídea - Hymenopus coronatus -  É encontrado nas florestas da Malásia, Indonésia e florestas tropicais de Sumatra, e outros lugares da Asia, vivendo em árvores de mamão papaia, nas orquídeas e outras árvores com flores.


7. Filhote de lêmure com o tamanho de um botão  - Alguns animais são fofos e outros são mais fofos ainda e este é o caso deste pequeno filhote de lóris (um tipo de lêmure). O animalzinho nasceu no zoológico de El Passo, no Texas, Estados Unidos, ao mesmo tempo que a irmã gêmea 


8. Cerambicídeo-gigante - Titanus giganteus - É o maior de todos os besouros conhecidos pela Entomologia, e figura entre as maiores espécies de insetos do mundo. Seu habitat são as florestas tropicais localizadas ao norte da América do Sul, especialmente na região norte do Brasil, nas Guianas e na Colômbia, podendo ser encontrados também no Equador e no Peru.


Os exemplares adultos desta espécie podem atingir com facilidade 17 cm de comprimento, isso sem contar o tamanho das enormes antenas que possuem. Costuma se dizer que suas grandes mandíbulas são fortes o suficiente para cortarem um lápis de madeira.


9. Cobra Atheris hispida - Encontrada nas florestas tropicais da África Central. Apesar de pequena é altamente venenosa. Sua picada pode ser mortal. Suas escamas são keeled e dar-lhe uma aparência espinhosa ou eriçada. Pode chegar a 75 cm de comprimento. Não há antídoto para o seu veneno. Provoca dificuldades de coagulação do sangue, dor e inchaço, podendo levar a morte.


10. kiwi - Pássaro nacional da Nova Zelândia - Ameaçado de extinção - Tem duas características que o tornam único no mundo animal. É o único pássaro com narinas na extremidade do bico, que é muito longo. Seus olhos são muito pequenos e à noite é guiado pelo cheiro. É onívora, alimentando-se principalmente de minhocas e insetos que captura com seu longo bico no chão.


A segunda característica é que provavelmente a ave que põe um ovo maior em relação ao seu tamanho. Um kiwi adulto é do tamanho de uma galinha põe um ovo quase tão grande como um avestruz. Quando o ovo é formado, ocupa um terço do corpo, neste período não pode comer, não tem espaço suficiente em seu corpo. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário